sábado, 15 de novembro de 2014

Desvaneios noite dentro...


Os livros contém sempre mais histórias do que a sua própria história que foi feita pelos seus autores...
Sinceramente ... nunca acreditei muito nisso ... nunca fui de " me apegar " a livros ...
Sempre amei ler ... mas nunca tive um livro que eu dissesse que me acompanhou ou que teria histórias engraçadas para contar ...
Pois bem ... hoje andava eu descansada da vida a arrumar o meu quarto quando me deparei com este livro ...
Um livro que me foi emprestado quando foi o meu 12º ano e que eu como quase todos "não gostaram" ...
Não porque não seja um bom livro ... é ... mas pela escrita e pela dita da obrigação ...
Pois bem ... hoje lá estava eu em volta da estante a arrumar as coisas e encaixotar outras quando este praticamente me caiu no colo ...
Olhei para ele e a minha reacção foi : "O que andas tu aqui a fazer? "
Abri-o e pelo meio dele encontrei frases sublinhadas , dois tipos de letra manuscrita bastante fáceis de distinguir e como separadores [das partes marcadas nas aulas ou nas minhas leituras ( já não me recordo) ] fotografias... admirei cada uma ... observei ... olhei com olhos de ver e não só de olhar ... consegui passar por anos , vivências , experiências e sentimentos ...
Agarrei-me às suas páginas ... à sua história , mas principalmente À história que acompanhou aquele livro ... à história que acompanhou aquelas fotografias ...
Por uns momentos ... parou tudo ...
Todos precisamos de um determinado momento em determinadas situações e naquele momento eu precisava disso ...
Escolhi algumas músicas ... e fiquei simplesmente ali ... a observar aquele livro ... a percorrer aquelas páginas ... a observar as letras ... as fotografias...
No fim ... agarrei-me ao livro como quem se despede de algo ou de alguém ....com aquela nostalgia de que uma boa história chegou ao fim e teve o seu lugar encontrado ...
Depois de voltar a olhar para ele ... de o voltar a percorrer com os dedos e de mirar mais uma vez as fotos que faziam de separadores ... informei o seu dono do seu paradeiro ...
Pelos vistos , o dono já andava numa longa jornada à procura deste livro ...
Agora que já sabe onde está ... o livro repousa na estante , bem visível até ao seu novo encontro com o dono ...
Eu sei ...
É só um livro ... mas um livro com uma história maior do que a sua própria história .
Agora entendo quando dizem que os livros transportam histórias além do que se vÊ ...

Sem comentários:

Enviar um comentário